30MIN DE ATIVIDADE FÍSICA POR DIA PRA COMBATER O CÂNCER



De acordo com a Dra. Priscila Morosini, oncologista, as escolhas que fazemos estão diretamente relacionadas com a possibilidade de desenvolvimento de câncer no futuro, pois esse é o fator de diminuição ou aumento dos riscos da doença.

Você sabia que estudos mostram que a prática de atividades físicas regulares, com pelo menos 150 minutos semanais, pode diminuir em 30% os riscos de desenvolvimento de câncer de mama?

Para aquelas que já tiveram o câncer, esse número pode diminuir ainda mais para 46% e para 43% o risco de morte, além de melhorar o controle dos efeitos colaterais do tratamento.

Por isso a importância dos 150 minutos por semana de atividades físicas de moderada a intensa, não só pela prevenção da doença, mas sim pela melhora da saúde e qualidade de vida como um todo.

Muitas mulheres ainda seguem uma vida sedentária e vê o exercício físico atrelado aos resultados estéticos e não como uma forma de prevenção de doenças. É isso que precisa ser mudado.

Quando falamos em bons hábitos e boas escolhas, estamos falando diretamente do controle de doenças e melhoras dos sintomas durante o tratamento.

Ter bons hábitos ajudará também na prevenção de mulheres recidivas, aquelas que foram diagnosticadas novamente depois do tratamento, e aquelas que nunca tiveram câncer de mama.




#PORMINHASMAMAS

A partir de todo esse movimento, que é a possibilidade de criar bons hábitos, e a edição de uma corrida e caminhada, o projeto sentiu necessidade de crescer e foi criado a Associação PorMinhasMamas. O projeto “Porminhasmamas” nasceu em dezembro de 2021 com o objetivo de estimular boas escolhas e hábitos melhores para as mulheres. Idealizado pela Dra. Priscila Morosini, que é médica e cirurgiã oncológica, especialista em oncologia mamária, o projeto veio com a necessidade que a ela mesmo tinha em ter hábitos mais saudáveis. O principal objetivo da ONG é ser um movimento que amplia a voz e prepara as mulheres para a transformação da luta contra o câncer de mama. O projeto esportivo da Associação visa tirar as mulheres do sedentarismo e reduzir efetivamente o risco de desenvolvimento de doenças graves, entre elas o câncer de mama. Incluir atividades físicas regulares para todas e melhorar a rotina de exercícios daquelas que praticam esporadicamente, é a principal ideia.

Em julho de 2022 aconteceu a primeira edição da Corrida e Caminhada #porminhasmamas em Curitiba. A prova foi linda e reuniu mais de 400 pessoas que abraçaram a causa, cada uma com sua história. Para 2023 já está prevista a segunda edição em Curitiba e a primeira em São Paulo em parceria com a Dra. Thamyse Dassie, mastologista e parceira do projeto. A ONG também está trabalhando em outras linhas educacionais, como por exemplo o Podcast do PorMinhasMamas, que será lançado durante o Outubro Rosa. O podcast “Mulheres e suas mamas”, tem como objetivo ser um lugar de fala e pertencimento para muitas mulheres durante e após o diagnóstico de câncer de mama. Ele também será um espaço para quebrar tabus e estigmas sociais sobre esse assunto. Além desses projetos sociais, muitos outros já estão no papel com o intuito de informar, educar e realizar precocemente o diagnóstico do câncer de mama, através de medidas sociais e governamentais. Para tudo isso, a ONG conta com parceiros muito especiais, como a embaixadora Dra. Thamyse Dassie, que, juntamente com a Dra. Priscila Morosini, tem sido importante na parte de embasamentos científicos e da criação desse movimento. PorMinhasMamas é um ato de amor diário. É uma causa de todas.



Imagem