Princípios para performance na CORRIDA


Performance na Corrida de Rua por
Fábio de Paula da CWB Running para PROCORRER


A corrida de rua é um esporte crescente onde a cada ano conquista mais praticantes. As distâncias são variadas, de 5 a 42km, e ainda existem as provas de montanha, que vem caindo no gosto de muitos atletas. 


Porém o que tem em comum em todas as distâncias é a vontade de superar-se, melhorar a performance, fazer o tão famoso RP (Recorde Pessoal). Para alcançar uma melhora efetiva no nível de performance, é necessário respeitar alguns princípios que são fundamentais para gerar uma boa adaptação ao modelo de treinamento. Entre eles estão:


Princípio da Variabilidade

Estímulos colocados da mesma forma por um determinado tempo deixam de ser relevantes ao organismo, gerando passividade em nível de performance. Isso quer dizer que o atleta fica muito bem condicionado, mas sem melhora efetiva.


Princípio da Sobrecarga

Para que haja um aumento do desempenho é necessário que o organismo seja exposto a estímulos maiores do que normalmente realizados. Um exemplo é fazer séries de 10 x 200 metros com intervalo parado de 1:30. A partir do momento que gerar boa adaptação é preciso aumentar para 15 x ou diminuir o tempo de descanso, ou ainda, aumentar progressivamente a intensidade do estímulo. Tudo isso para gerar uma boa adaptação neuromuscular.

O fator fundamental para um ganho efetivo da performance na corrida de rua é a sequência ao modelo de treinamento. Extrair o melhor do organismo leva tempo, um bom trabalho sequencial de 6 meses gera resultados, mas um trabalho de 1 a 3 anos irá gerar resultados mais expressivos ainda.


Aspectos fundamentais para o ganho qualitativo da performance são o perfil de treinamento em equilíbrio ligado com boa dinâmica e postura na corrida em formato individualizado. Por isso, é preciso entender qual a carência e qualidade de cada organismo para poder trabalhar em formato específico.  Muitos atletas são naturalmente rápidos, outros mais resistentes do que rápidos. Portanto, para gerar resultados no dia da prova, a assertividade entre equilíbrio de volume x intensidade são fundamentais. 





5 dicas fundamentais para melhorar a performance


1º - Ritmo
Na fase específica do treinamento é importante trabalhar com um ritmo proposto. Grande parte dos atletas treinam a intensidade de forma incoerente (muito forte) atrapalhando a adaptação. Mas como descobrir a intensidade (ritmo) ideal?  Sempre será através de testes.

2º - Fartlek
É um modelo de treino presente em todo o ciclo de treinamento é fundamental para a estruturação do ritmo de prova. Podemos dizer que é o grande equalizador da performance, o ideal é trabalhar a intensidade sempre em esforço percebido menor que 100%.

3º - Rodagem regenerativa
A maioria dos atletas não fazem, ou regeneram em ritmo forte demais. A melhor forma de leitura para este modelo de corrida é um trote (velocidade de uma caminhada rápida mas com a dinâmica e movimentos de corrida). Regenerar em atividade, é fundamental para a adaptação positiva e manutenção do organismo.

4º Cadência e amplitude
Ser econômico no fator energia é fundamental para qualquer corredor. Ter uma cadência ideal (passos por minuto) ligada com uma amplitude (distância entre um passo e outro) que gerem economia de energia e ganho exponencial de velocidade, são fundamentais. Exercícios educativos, coordenativos, mobilidade e flexibilidade melhoram progressivamente na qualidade do movimento.

5º Disciplina
A disciplina é fundamental para bons resultados, visto que a performance leva tempo e o atleta precisa estar disposto a treinar com ou sem motivação. Para ter disciplina efetiva, é necessário um bom planejamento semanal de treinos com horários certos para realmente focar na atividade.


Extrair o melhor do organismo é recheado de pequenos detalhes que juntos fazem toda a diferença. Lembre-se, não é só por um tênis e sair correndo. Fortalecimento específico, alimentação, treinos educativos, flexibilidade e mobilidade ligados com uma boa periodização baseada em ciclos progressivos, são fundamentais para a formação e manutenção de um bom atleta.